Métodos e Técnicas de Pesquisa Empírica

O Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa Empírica em Direito é uma iniciativa da Rede de Estudos Empíricos em Direito e tem o objetivo de iniciar ou aprimorar a formação de estudantes de pós-graduação, preferencialmente, em planejamento e execução de pesquisas que guardem em seu desenho o uso de técnicas e métodos que priorizem um olhar empírico sobre uma dada realidade.
O curso foi ofertado pela primeira vez entre os dias 8 e 10 de setembro de 2014, como mais um espaço de aprendizagem promovido pela REED, com a especificidade de construir um ambiente qualificado com parte dos participantes da 4ª Edição do Encontro de Pesquisa Empírica em Direito, realizado no Distrito Federal junto à Universidade de Brasília, naquela mesma semana, e contou com a colaboração de professores(as), todos(as) doutores(as), vinculados(as) a diferentes instituições de ensino e pesquisa, a partir da realização de conferências plenárias e oficinas de trabalho. De lá pra cá, o curso foi aprimorado e já formou mais de 300 alunos, sempre incorporando novidades.
Desde a primeira edição, o curso é itinerante e se realiza na mesma semana dos EPEDs. Já foi realizado em Brasília (2014), seguida das edições do Rio de Janeiro (2015), Canoas (2016), Feira de Santana (2017), Juiz de Fora (2018), Osasco (2019). Esse deslocamento geográfico possibilita a diversificação de professores(as) e alunos(as), a qual é reforçada pela implementação de uma política de ação afirmativa, que garante, desde 2017, uma diversidade social, regional e racial entre os(as) alunos(as) do curso.

DESENHO DO CURSO

O Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa Empírica em Direito é realizado nos três dias que antecedem o EPED e convida os(as) pesquisadores(as), iniciantes ou não, a compartilharem suas estratégias metodológicas, dificuldades e acertos nos mais variados temas e áreas do direito, sejam as pesquisas quantitativas ou qualitativas, em espaços que privilegiam técnicas específicas ou etapas constitutivas do desenho ou execução da pesquisa.
O curso funciona de maneira descentralizada, isto é, ocorre com oficinas que se desenvolvem simultaneamente. Os(As) inscritos(as) são convidados(as) a escolher qual(is) oficina(s) mais interessa a sua pesquisa. Entre as mais visitadas estão aquelas referentes aos estudos de caso, técnicas de entrevistas, análise documental, teorização enraizada em dados e procedimentos etnográficos. Mas, muitas outras são oferecidas! A abordagem do curso varia conforme o(a) professor(a), o que não varia é a qualidade do trabalho desenvolvido, que é sempre realizado com pesquisadores(as) experientes, sensíveis às demandas dos(as) alunos(as) e politicamente engajados(as) no universo da pesquisa empírica.

Curso de Metodologia da Pesquisa Empírica em Direito – 8 e 9 de agosto – UNIFESP – Osasco (SP)

Coordenação: Maíra Machado e Ricardo Cappi

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O 6º CURSO DE MÉTODOS EM PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO!

Nesta edição do curso, além do módulo 1 (90 vagas), de caráter introdutório, faremos um segundo módulo, dirigido a pessoas com pós-graduação concluída ou em andamento e já familiarizadas com a linguagem, a dinâmica e os desafios da pesquisa empírica em direito.

O módulo 2 está organizado em forma de oficinas sobre quatro temas importantes para a reflexão, concepção e operacionalização da pesquisa empírica em direito. Não haverá exposição oral, mas condução de debates por facilitadores(as), a partir das questões trazidas pelos(as) participantes.

Como anunciado anteriormente, a inscrição no 6º Curso é independente da inscrição para o IX EPED. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário abaixo, indicando se pretende cursar o módulo 1 ou o módulo dois. Caso as inscrições ultrapassem as 90 vagas do módulo 1, e as 20 vagas do módulo 2, será realizada seleção com base nos seguintes critérios: raça, gênero, região e área de pesquisa. Ainda, é possível candidatar-se a fazer o módulo 1, caso não seja selecionado para o módulo 2.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18/07/2019. O resultado final será divulgado em 23/07/2019.
Os casos de isenção – além de associados(as) da REED com o pagamento efetuado até 15/07/2019 – são os mesmos do IX EPED: estudantes da Unifesp, estudantes cotistas e estudantes não cotistas que justifiquem não poder pagar pela inscrição no campo apropriado do formulário.

Para os casos de inscrições avulsas, isto é, de participantes que não sejam associados(as) ou isentos(as) pelos demais critérios, será enviado link de pagamento pelo PagSeguro, via e-mail válido preenchido no formulário, para pagamento até o dia 30/07/2019.

 

Modulo 1: Projeto, possibilidades, estratégias e técnicas de pesquisa
(Máximo de 90 participantes – 3 oficinas por turno)

Horário

1º dia (8/8)

8.30   – 9.30

Plenária de abertura (módulos 1 e 2)

9.30   – 12.30

Oficina 1

Pesquisa a partir da análise de processos judiciais

Carolina Haber

Oficina 2

Pesquisa engajada na extensão jurídica popular: o exemplo da saúde mental e da luta antimanicomial

Ludmila Correia

Oficina 3

Chão da cidade, de perto e de dentro: pesquisa participante em espaços urbanos conflituais

Adriana Lima

14.00 – 17.00

Oficina 4

Amostragem e seleção de casos

Alexandre Cunha

Oficina 5

Pesquisa Documental

Andréa De Pieri

Oficina 6

Pesquisa qualitativa

Marcia Lima

2º dia (9/8)

9.00   – 12.00

Oficina 7

Os dados e a interpretação dos dados

Daniel Wang

Oficina 8

Questões candentes do projeto de pesquisa

Riccardo Cappi

Oficina 9

Entrevista

José Roberto Xavier

13.30 – 16.30

Oficina 10

Estudo de caso

Poliana Ferreira

E Maíra Machado

Oficina 11

Aportes etnográficos para pesquisa empírica em Direito

Bruna Angotti

Oficina 12

Análise de documentos da burocracia estatal nas pesquisas em direito

Camila Prando

16.30 – 17.30

Plenária de encerramento (módulos 1 e 2)

 

Módulo 2: Implicações metodológicas das rupturas epistemológicas – epistemologias que tensionam a pesquisa empírica em direito
(20 participantes)

Lista de professores e horários ainda aguarda algumas definições.

Oficinas:

  • Interlocutor@s da pesquisa: sujeit@s do campo
  • Dogmática jurídica e empiria
  • Eu, sujeit@ da pesquisa
  • Relação entre teoria e dados