CURSO BÁSICO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO

 

CURSO BÁSICO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO

Objetivo: Iniciar aos princípios e principais técnicas da pesquisa empírica em Direito.

Público: Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais em Direito, Ciências Sociais e áreas afins.

Modalidade: Online, via Google Meet.

Período: de 4 a 20.7.2022.

Carga horária: 18h. Aulas às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h.

Material didático: Textos e slides. A parte expositiva das aulas será gravada e disponibilizada temporariamente aos inscritos por um link de acesso.

Metodologia: Exposição inicial com perguntas e discussão a seguir; intervalo de 15/20 min; possibilidade de interação em grupos.

Vagas: 60.

Coordenação: Riccardo Cappi.

 


CRONOGRAMA

 

Data

Aula

Tema Professor

04/07/2022

1

Introdução à pesquisa empírica em direito. Elementos do projeto de pesquisa.

Riccardo Cappi

06/07/2022

2

Introdução aos métodos qualitativos de pesquisa: Abordagens de cunho etnográfico.

Rebeca Igreja

11/07/2022

3

Entrevista semiestruturada – Estudo de caso.

Poliana Ferreira

13/07/2022

4

Pesquisa quantitativa em Direito: conceitos, possibilidades e desafios.

Suzy Brito Souza

18/07/2022

5

Construção de pesquisas jurimetricas.

Adriana Moraes de Carvalho

20/07/2022 6 Os desafios da pesquisa: análise de projetos concluídos e em andamento.

Equipe de Professores

 


INSCRIÇÕES

Para se inscrever no CURSO BÁSICO DE METODOLOGIA DA PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO, o(a) candidato(a) deverá preencher o seguinte formulário de inscrição até o dia 30/6/2022, anexando o comprovante de pagamento no espaço indicado. <https://forms.gle/WbfjbiL7fHNpHZqf7>

Quem desejar concorrer às vagas afirmativas – pessoas que se autodeclarem negras, indígenas e/ou residente da região Norte/Nordeste – deverá preencher o formulário “Vagas Afirmativas” que será aberto dia 11/06/22 às 21h, até preenchimento das vagas. Não é necessário apresentar nenhum documento comprobatório.

Formulário Vagas Afirmativas: <https://forms.gle/oxBYT4fhwsz92num9>

As pessoas que forem contempladas para as vagas afirmativas estarão isentas do pagamento da taxa relativa ao curso e serão automaticamente inscritas como associadas da REED.

A inscrição será efetivada somente após a confirmação pela REED. O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do/a candidato/a, não sendo admitidas, em hipótese alguma, alterações de informações após a postagem.

Será aceito apenas um formulário de inscrição por candidato/a: o de “Ampla Concorrência” ou “Vagas Afirmativas”. No caso de recebimento de dois ou mais requerimentos, a REED considerará apenas o de data mais recente.

A REED assegura sigilo quanto às informações fornecidas pelo(a) candidato(a).

Critérios de devolução

Em caso de desistência, solicitada por e-mail (reed.pesquisa@gmail.com), até o dia 04/07/2022 será feito o reembolso de 50% do valor da inscrição.

 


CORPO DOCENTE

Riccardo Cappi – Doutor em Criminologia pela Université Catholique de Louvain (2011). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia e colaborador da Universidade Federal da Bahia e do Recôncavo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direitos humanos, delinquência juvenil, racionalidade penal moderna e educação.

Rebecca Igreja – Antropóloga, professora do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) do Instituto de Ciências Sociais e do programa de Pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Doutora em Antropologia/UnB (2005). Pós-doutora no CADIS/ EHESS/ França e INCT-INEAC, da UFF/Brasil. Professora efetiva da Universidade de Harvard, entre 2010-2011. Possui experiência com pesquisas no Brasil, México, França, Argélia e Estados Unidos.

Poliana Ferreira – Doutoranda em Direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criminologia da UNEB, do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena e do Núcleo de Justiça Racial e Direito, ambos da mesma instituição. Atualmente realiza estágio na Harvard Kennedy School.

Suzy Brito Sousa – Doutoranda em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA). Especialista em Direito Público (UNIDERP). Bacharela em Estatística (UFPA) e bacharela em Direito (UFPA). Possui experiência em jurimetria. Membra no grupo de pesquisa Teoria do Direito, Meio Ambiente e Justiça, na linha de pesquisa Filosofia do Direito Privado, vinculado à UFPA. Advogada atuando nas áreas do Direito Administrativo e Direito Civil.

Adriana Moraes de Carvalho –  Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2009). Especialização em andamento em Data Science e Big Data pela Universidade Federal do Paraná (2022). Tem experiência na área de análise de dados jurídicos. Atualmente é Analista Judiciário – Especialidade Estatístico no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, onde trabalha diretamente com os dados processuais gerados pela atividade desenvolvida por este órgão.

 


CONTATO

         Para informações sobre desistência, casos omissos e outras informações, entre em contato com a REED através do e-mail: reed.pesquisa@gmail.com