Está aberta a chamada de trabalhos para o Encontro Regional de Pesquisa Empírica em Direito, que acontecerá na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP/USP), nos dias 27 e 28 de abril. O prazo para submissões vai até o dia 30 de março!

Inscrições para o evento podem se feitas nesse link e inscrições para as oficinas nesse link.   Mais informações pelo e-mail: erpedrp@gmail.com e no site da REED. A programação provisória do evento segue abaixo.
Programação provisória
DIA 27/04 (quinta-feira)
9h – 9h30: Credenciamento
9h30 – 12h: Conferência de Abertura – “Ética na produção científica em direito”
– Profa. Maíra Machado (Direito/FGV)
– Prof. José Roberto Xavier (Direito/UFRJ)
– Profa. Fabiana Cristina Severi (FDRP/USP)
– Prof. Rafael Mafei (FD/USP)
13h30 – 15h30: Grupos de Trabalhos
16h – Oficinas de Técnicas de Pesquisa Empírica em Direito
DIA 28/04 (sexta-feira)
9h30 – 11h30: Grupos de Trabalhos
12h – 13h30: Conferência de Encerramento – “Produção científica na pós-graduação em direito”
– Prof. Fernando Fontainha (Sociologia e Direito/UERJ)
– Prof. Thiago Marrara (FDRP/USP)
– Profa. Ana Lucia Pastore (FFLCH/USP)
OFICINAS
Atenção! As oficinas acontecerão simultaneamente e é necessária inscrição prévia. Vagas limitadas!
Oficina 1: Estudo de caso
Profa. Maíra Machado (FGV)
Oficina 2: Entrevista
Prof. José Roberto Xavier (UFRJ)
Oficina 3: Análise de julgado
Profa. Luiza Correa (USP/FGV)
Oficina 4: Análise de discurso
Profa. Michelle Ratton (FGV)

***

Seleção Pública de Trabalhos Científicos

Encontro Regional de Pesquisa Empírica em DireitoRibeirão Preto

 

A Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP) tornam pública chamada de trabalhos para apresentação no Encontro Regional de Pesquisa Empírica em Direito – Ribeirão Preto (ERPED-RP), que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril 2017, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, em  Ribeirão Preto/SP.

 

1. Inscrições e submissões de resumos

1.1. A inscrição para seleção de trabalho para apresentação no ERPED-RP se dará por meio de submissão de resumo até 30 de março de 2017, ao endereço eletrônico erpedrp@gmail.com, com identificação no campo assunto:Resumo ERPEDRP.

1.2. As apresentações serão na forma de comunicação oral, nas sessões de um dos Grupos de Trabalho (GT) do Encontro, segundo alocação feita pela Comissão Organizadora.

1.3. Serão aceitos trabalhos científicos de natureza empírica, assim entendido aqueles que considerem o campo do direito como objeto de pesquisa e adote técnicas de investigação empírica, bem como reflexões de natureza metodológica e epistemológica sobre a pesquisa em direito.

1.4. Podem apresentar propostas pesquisadores, mestres(as) e doutores(as) vinculado(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação em direito e outras áreas das ciências sociais.

1.5. Cada proponente principal poderá enviar no máximo um trabalho. A participação em outro GT só será possível na condição de coautoria. O limite de coautores(as) de um trabalho é de três pessoas.

1.6. Serão aceitos resumos em língua portuguesa.

1.7. A lista dos resumos selecionados para apresentação será divulgada a partir do dia 03 de abril de 2017, na página eletrônica da REED e por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados pelos(as) proponentes.

1.8. A Comissão Organizadora do ERPED-RP não se responsabiliza pelo extravio de resumos sem confirmação de recebimento por e-mail.

 

2. Resumo e Apresentações

2.1. O resumo de trabalho submetido para comunicação oral deverá apresentar, em até 500 palavras, o problema de pesquisa, as questões teóricas envolvidas, os aspectos metodológicos da pesquisa empírica, os apontamentos centrais e eventuais conclusões do trabalho.

2.2. O resumo deve, necessariamente, indicar de 3 a 5 palavraschave ou, sendo possível, indicar um dentre os seguintes temas: 1) acesso à justiça, 2) movimentos sociais, 3) estudos de gênero, 4) políticas públicas e direito, 5) justiça e segurança pública, 6) comportamento de atores do sistema de justiça 7) organização e funcionamento do sistema de justiça, 8) metodologia da pesquisa em direito ou epistemologia. Essas indicações orientarão, de modo não vinculante, a alocação dos trabalhos nos GTs.

2.3. O resumo deve ser enviado em dois arquivos: um arquivo em formato Word 97-2003 (.doc) sem qualquer identificação de autoria, e outro em formato Portable Document Format (.pdf) com uma página de rosto com identificação da autoria (nome completo, titulação e instituição de origem, instituição financiadora, e-mail).

2.4. Os arquivos devem ter: margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,0 cm; Formato A4 e espaçamento entre linhas de 1,5; espaçamento antes do parágrafo de 0 (zero) e depois do parágrafo de 12 pontos; fonte Times New Roman, tamanho 12; título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 14, centrado, letras maiúsculas, em negrito; palavras-chave (de 3 a 5); referências no corpo do texto, pelo sistema “autor-data”; referências ao final do texto elaboradas de acordo com as normas da ABNT.

2.5. Os resumos submetidos para apresentação oral serão avaliados, selecionados e alocados nos GTs pela Comissão Organizadora tendo em vista as temáticas desenvolvidas.

2.6. Os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados para exposição oral, querendo, poderão circular previamente aos membros do seu GT um texto de apresentação, de 4 a 5 páginas, com o conteúdo básico de sua comunicação.

 

3. Outras questões

3.1. A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver os casos omissos e de complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Encontro.

3.2. Mais esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail erpedrp@gmail.com.