A Assembleia Geral Ordinária da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED), ocorrida em 23 de agosto de 2017 na Cidade de Feira de Santana – BA, decidiu, por aclamação, manifestar seu integral apoio ao movimento “Direito Fica”, organizado por membros da comunidade acadêmica da UERJ. A superação de dificuldades como as que a UERJ vem experimentando – que em alguma medida hoje afetam e ameaçam todas as instituições públicas de ensino superior do país – reclama que a sociedade faça um debate amplo, transparente e democrático no qual princípios universitários e compromissos pedagógicos sejam adequadamente discutidos e considerados. Como defendeu o associado da REED (e professor da UERJ) Fernando Fontainha em artigo publicado em 12/8/17, no caso da proposta de mudança da Faculdade de Direito da UERJ para instalações do TJ, o que está em jogo, em última análise, são as possibilidades de renovação e o futuro do próprio ensino jurídico no país.
REDE DE PESQUISA EMPÍRICA EM DIREITO
Feira de Santana, 23 de agosto de 2017