Processed with VSCOcam with c1 preset

O V Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (V EPED), organizado pela Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e pela a Universidade Federal Fluminense (UFF), reuniu entre os dias 19 e 21 de agosto de 2015 professores e pesquisadores de todo o Brasil e do exterior na Escola Judicial do TRT do Rio de Janeiro/RJ.

Em sintonia com as edições anteriores do EPED, a quinta edição do Encontro explorou a variedade de enfoques e métodos pelos quais é possível fazer pesquisas empíricas em direito, com o mote Pesquisa empírica: consolidando uma agenda de investigação”. Com isso, o Encontro reuniu, na forma de apresentação de artigos e pôsteres, comunicações de pesquisa que, de diferentes formas, refletiram sobre a expansão e usos de técnicas de pesquisa empírica, seus efeitos, limites e desafios.

Além dos 10 Grupos de Trabalho, uma inovação deste EPED, o Encontro contou com conferências do Prof. Alvaro Pires (University of Ottawa), do Prof. Bryant Garth (University of California-Irvine) e da Profa. Mariana Valverde (University of Toronto), bem como com painéis temáticos organizados pela UFF, UFRJ e FGV-Rio.

O V EPED contou com o apoio da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL-MJ), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV-Rio), além do essencial suporte da Escola Judicial e da equipe de servidores.

Slide1