O QUE É A REED?

A Rede de Pesquisa Empírica em Direito (REED), criada em 2011, é uma organização de professores(as) e pesquisadores(as) que promove iniciativas de pesquisa e reflexões de natureza metodológica e epistemológica no campo das investigações jurídicas. A REED não tem finalidade lucrativa e nenhum dos seus dirigentes recebe qualquer tipo de remuneração, direta ou indireta. Suas atividades são oferecidas gratuitamente à comunidade científica.

O objetivo da REED é articular pesquisadores(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as), de forma horizontal e descentralizada, para promover a divulgação de estudos, dados e reflexões sobre pesquisas empíricas no campo jurídico, com foco especial na análise e na capacitação em técnicas e métodos empíricos adaptados a esse campo.  Para tanto, a REED promove eventos e cursos e publica, semestralmente, a Revista de Estudos Empíricos em Direito.

A REED tem especial preocupação com os padrões éticos e o rigor metodológico da pesquisa em direito, centrando seu foco na problematização e na investigação das manifestações concretas do fenômeno jurídico e no permanente diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, como a sociologia, a ciência política, a antropologia, a história, a economia, a estatística, entre outras, com o objetivo de melhor compreender o objeto próprio dos estudos jurídicos.

Para saber mais sobre a histórica da REED, confira este paper.